- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sobre uma construção pré-existente, pouco interessante, e sem condições de habitabilidade, mas com interessantes muros de alvenaria de pedra, estruturou-se o desenho desta nova habitação.
É sobre um muro de alvenaria de pedra, que pousa o piso geral, na cota superior do terreno. Aí organizam-se três quartos, e um escritório através de um corredor generosamente iluminado.
Das características naturais do suporte físico, surge naturalmente um espaço inferior, “entalado” pelo muro de pedra, por onde se propõe a entrada principal para uma zona de pé-direito, aberto para uma sala, contígua à cozinha aberta. Neste espaço comum abre-se um envidraçado para o terreno que vislumbra o espaço natural envolvente, onde ainda prevalece um ambiente rural.
A habitação é redesenhada com uma linguagem contemporânea, mas com recurso a uma escala, formas, elementos e materiais presentes na arquitectura local. Pretende-se principalmente manter um compromisso entre a cultura arquitectónica vernacular e um desenho actual, simples com uma presença discreta onde predomina a vegetação espontânea, de amendoeiras e alfarrobeiras que caracterizam o Barrocal Algarvio.
Por isso, as formas são sóbrias e os materiais naturais: a pedra natural que reveste paredes e todos os pavimentos, o betão aparente e o branco das paredes rebocadas, que reflecte o sol intenso e constante do Algarve.